28/07/2007

mercado da energia eólica em expansão

O estudo do Worldwatch Institute demonstra que a utilização da energia eólica registou aumentos significativos no passado ano.

Os avanços conseguidos pela indústria da energia eólica na construção de turbinas mais rentáveis e produtivas conduziu a um aumento da taxa de utilização de energia eólica, na ordem dos 26%, a nível global, revela o site cnet.com.

No ano transacto a capacidade de produção de energia, através do recurso ao vento, aumentou em 15.200 megawatts em comparação com o ano anterior. Até ao final do corrente, prevê-se que a capacidade global de produção de energia eólica chegue aos 75 megawatts, o permitirá que não sejam lançadas para a atmosfera 43 milhões de toneladas de dióxido de carbono, segundo o estudo do instituto americano.

Actualmente, Alemanha, Espanha e EUA são os maiores produtores mundiais de energia eólica, com 60% da produção global. Porém, o mesmo estudo prevê que, em poucos anos, países como a China ou a Índia ocupem os lugares cimeiros na produção mundial de energia eólica.

Nenhum comentário: